domingo, 3 de janeiro de 2010

Planeta Terra - Nossa Vida

Planeta Terra - Nossa Vida


Reflexão Ambiental - Por: Nádia Januário

Às vezes ao pararmos para pensar o porquê de certas coisas e na busca por uma resposta com o advento da tecnologia encontramos resposta, agora resta nos saber qual vai ser nossa atitude frente a tudo isso - digo nossa (sociedade civil e dos governantes). 2010 é tempo para repensar a vida, é preciso olhar e VER, muitos olham, mas poucos vêem, muitos escutam, mas poucos OUVEM novos tempos - agora já não há mais tempo para brincar - brincar de fingir de fazer, brincar de ouvir e ver, brincar de se eleger, brincar de viver. Sempre fiz a minha parte, agora farei mais do que a minha parte com muito mais empenho e comprometimento. Em meu blog abrirei um link com o tema - Planeta Terra - Nossa Vida, aonde vou postar assuntos sobre meio ambiente e preservação da vida. Faço das palavras de John Lennon minhas neste instante - Sei que você pode dizer que sou sonhadora, mas não estou sozinha nisso. Espero que um dia você se junte a nós, e o mundo será como se fosse um só.

Nádia Januário


Reflexão ambiental

Alterações climáticas vão forçar migração de milhões de pessoas

Milhões de pessoas vão migrar até 2050 devido às alterações climáticas, que vão agravar conflitos e gerar catástrofes naturais, segundo um relatório da Christian Aid. No documento, intitulado “Maré Humana” - a verdadeira crise migratória, a organização não governamental alerta para o ritmo de aceleração dos deslocamentos das populações no século XXI, lembrando que o número registrado até hoje é já muito elevado - 163 milhões de pessoas. No futuro, as alterações climáticas vão fazer este número disparar, refere a Christian Aid, que apela a uma “ação urgente” da comunidade internacional para que adote fortes medidas de prevenção. Segundo a organização, ao ritmo atual, milhões de pessoas serão forçadas a deixar as suas casas até 2050, e o aquecimento global vai reforçar os atuais fatores de migração forçada e acelerar a crise migratória emergente.


O relatório aponta que 645 milhões de pessoas vão migrar devido a grandes crises, quando atualmente são 15 milhões por ano, 250 milhões vão deslocar-se devido a fenômenos ligados às mudanças climáticas (inundações, seca e fome) e 50 milhões por causa de conflitos e violações dos direitos humanos. Citandos dados, ainda não divulgado, do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima, o documento destaca que até 2080 entre 1,1 mil milhões e 3,2 mil milhões de pessoas serão afetadas pela falta de água e entre 200 e 600 milhões sofrerão de fome. Em cada ano, entre dois e sete milhões de pessoas serão afetadas pela subida do nível dos oceanos. Segundo um dos autores do relatório, a migração forçada é já a maior ameaça para as populações pobres dos países em desenvolvimento, mas o impacto das alterações climáticas é a grande e assustadora incógnita desta equação.

De acordo com as estimativas da organização, entre os países que deverão ser mais afetados pela deslocação forçadas de pessoas estão a Colômbia, o Mali e a Birmânia. Criada para ajudar os refugiados da II Guerra Mundial, a organização lança este relatório no âmbito da sua 50ª recolha de fundos ao domicílio no Reino Unido e espera com esta ação conseguir 15,5 milhões de libras (22 milhões de euros). Fonte: Lusa e semanário Sol.


Fonte: site - http://www.ultraperiferias.blogspot.com/ ou no Google busque por reflexão ambiental e acharás - ultraperiferias: reflexão ambiental

Site - Christian Aid: http://www.christianaid.org.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anúncio