domingo, 24 de abril de 2011

Entrevista de emprego





Entrevista de emprego


Preparar-se para a entrevista e como se comportar durante ela. Lembre-se que a internet pode trazer a você candidato informações sobre a empresa na qual você fará a entrevista, portanto, utilize essa ferramenta a seu favor. Viste o site da empresa e prepare-se assim você conseguirá se sair bem.

Porque você candidatou-se a está vaga de emprego?


Se você está empregado e procura alguma coisa melhor: Evite queixar-se da empresa atual. Diga que está “buscando crescimento profissional e ou novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e procure enfatizar o aspecto desafiante do que deseja.

Caso tenha sido demitido e esteja desempregado: Seja sincero, responda a verdade, deixando claro que a demissão nada teve a ver com seu desempenho pessoal.

Demissão por redução de custos: Enfatize esta razão.

Demissão por ter cometido alguma falha: Seja sincero e explique de forma clara e objetiva, lembre-se de deixar claro que aprendeu a lição e não voltará a cometer o mesmo erro. E procure enfatizar referências de seu bom desempenho enquanto esteve empregado.
Qual sua pretensão salarial?

Se estiver empregado: “Estou satisfeito em meu emprego atual; portanto para mudar preciso ganhar mais. E dê uma referência ao selecionador, estou ganhando X atualmente...”.

Para que está desempregado: Primeiramente não tenha medo e nem receio em perguntar qual é a faixa salarial do cargo para o qual você está sendo entrevistado e se estiver bom para você, dê uma referência ao selecionador em minha última função recebia X, mas agora me contento em ganhar de acordo com o mercado ou cargo.

Porque se candidatou para está vaga de emprego?


Responda com firmeza e confiança: Estou em busca de novos desafios, e sei que minha mão de obra qualificada será muito útil e poderá contribuir com a empresa para crescermos profissionalmente.


Quais são seus objetivos a médio (longo) prazo? Lembre-se médio prazo: de dois a cinco anos e Longo Prazo: de cinco a dez anos.


Fale profissionalmente nesta hora e não de sua vida pessoal ponha o foco no seu trabalho – Enfatize novamente crescer junto com a empresa, portanto, eu almejo dentro de dois anos retomar meus estudos ou continuar meu processo de qualificação profissional e vir a ser encarregado, supervisor ou gerente da área X.


Por que você acha que devemos contratá-lo?


Demonstre e diga ao selecionador que você têm grande interesse pelas atividades empresa e eu acredito que possuo qualificações úteis e desejáveis a ela. Sou um (a) profissional preparado e pronto para enfrentar e vencer todos os desafios que o mercado atual apresenta. E se necessário fale dos benefícios que pode trazer e como poderá gerar lucros para a empresa.


Você consegue trabalhar sob pressão?


Sim, acredito que o item “pressão” faz parte do dia a dia de um profissional que busca por resultados e todos os dias acredito estar preparado para isto. Porém, busco sempre manter o equilíbrio, o bom humor e manter a paciência para que o resultado alcançado seja positivo.

Quais foram às maiores realizações de sua vida profissional?


Escolha umas três ou quatro tarefas que cumpriu com êxito, que tenham a ver com o cargo ao qual está se candidatando e que sejam condizentes com o que será seu futuro profissional.


Qual é o seu ponto forte?


Aqui você pode destacar o que você é ou possui (suas qualidades): Motivado, persistente, dedicado, responsável, competente, comprometido. Porém, não exagere e seja honesto.


Qual é seu ponto fraco?


Bom, evite mencionar coisas negativas e apresente sempre os pontos a melhorar. Por exemplo: Eu sou muito exigente, porém, como tenho consciência que sou assim estou sempre me policiando para não cometer exageros e sempre que possível procuro ouvir meus pares para que desta forma consiga melhorar meu desempenho ou se necessário desculpar-me por alguma falha. Outro exemplo: Inglês – escrevo, leio com fluência, porém, não possuo muita fluência no falar e para isso pretendo buscar um curso que permita melhorar a fluência até o final do ano.


Quanto tempo acha que vai levar até começar a contribuir positivamente para nossa empresa?


Todos os dias terei certamente condições de contribuir positivamente com a empresa e sei que à medida em que for me entrosando mais com a empresa vou contribuir ainda mais.


Quanto tempo pretende trabalhar aqui?


Seja coerente – Olha, ficarei na empresa enquanto houver desafios e puder crescer profissionalmente e, claro, enquanto estiver sendo útil.


O que você acha do seu chefe anterior ou atual (se estiver empregado)?


Lembre-se - Jamais fale mal, Ressalte sempre os pontos positivos e esqueça os negativos, eles não serão úteis neste momento.


O que você não gostava no seu emprego anterior?


Lembre-se – Evite queixar-se. Ressalte sempre os pontos positivos do local e por fim diga, de modo que não há nada que eu não goste na empresa anterior, atual, apenas, estou em busca de algo melhor para poder desenvolver-me e crescer profissionalmente.


Em seu emprego anterior houve alguma situação em que seu trabalho foi criticado?


Seja sincero, responda a verdade – No emprego anterior recebia feedback por conta da avaliação de desempenho que visam alinhamento e primavam sempre pelo meu desempenho profissional e melhoria continua dos colaboradores. Se houveram criticas eu sempre as encarei de forma e construtivas.


O que você pensa da empresa X onde trabalhou?


Lembre-se – Evite queixar-se. Ressalte sempre os pontos positivos do local e por fim diga, de modo que não há nada que eu não goste na empresa anterior, atual, apenas, estou em busca de algo melhor para poder desenvolver-me e crescer profissionalmente.


Você se considera um líder?


Sei liderar muito bem, mas também sei trabalhar em equipe obedecendo às determinações de aguardo com a estrutura hierárquica, bem como seguir as normas, os procedimentos e os processos organizacionais.


Você acha que poderia ficar no lugar de seu chefe atual (ou do anterior)?


Baseado em minhas competências, habilidades e atitudes, acredito que sim.


Como você ajudou a aumentar os lucros de sua empresa anterior?


Exemplifique com casos ocorridos, vendas (para quem trabalha na área de vendas – exemplo aumento das vendas), equipe (para quem trabalho em equipe – exemplo motivação da equipe de trabalho), outras áreas (redução de custos – exemplo reduzir o custo fixo de Y para Z).


Como é seu relacionamento e o que pensam seus subordinados de você?


Diga que até onde conseguiu perceber você é considerado competente, sendo respeitado e admirado.

Já demitiu alguém?


Se não, não, diga a verdade e se sim, sim e se necessário de forma breve, clara e objetiva exemplifique e explique o porquê da demissão.

O que considera importante em um subordinado?


Que ele seja profissional até no pessoal e que tenha competência para o cargo, que saiba trabalhar em equipe, que seja honesto, motivado e que faça uso no ambiente profissional da inteligência emocional, mantendo o equilíbrio sempre que necessário.


Fale um pouco sobre você.


O entrevistador é um profissional e vai analisar suas mínimas reações. Lembre-se seja sincero e honesto, fale sobre você de forma natural: Na vida pessoal - Moro com minha família, nos finais de semana gosto de passear com a família, gosto de ler livros, gosto de teatro, cinema. Na vida profissional – Sou pontual, comprometido, pró-ativo e possuo facilidade para desenvolvimento de relacionamento interpessoal e motivacional, visando cumprimento de metas e resultados.


Que tipos de decisões são mais difíceis para você?


Ressalte que toda tomada de decisão realmente não é fácil, porém, você nesse momento procura de forma tranqüila e equilibrada identificar as alternativas e o que se ganha ou perde com cada uma, procurando forma de minimizar os impactos não só de forma individual, mas também, pensando neste momento em todos os envolvidos, ou seja, na equipe de trabalho, na empresa, e quando chega à conclusão não hesita em tomar as decisões, por mais difícil que seja.


Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar?


Mencione só coisas positivas e ressalte que você possui facilidade para desenvolvimento de relacionamento interpessoal, seja com quem está sob sua subordinação ou como seu superior.


O que você tem feito ultimamente e que demonstra sua capacidade de tomar iniciativa?


Mostre que você está sempre procurando progredir, mas sem abandonar suas responsabilidades. Ressalte aqui sua pró-atividade.


Se pudesse voltar no tempo, o que faria de diferente em sua carreira?


Mostre-se seguro dizendo que, a princípio, mudaria pouca coisa. Caso o selecionador insista - Mas o quê? Bem, talvez gostaria de ter feito a faculdade bem antes, porém, por condição financeira só consegui iniciar o curso em 2011. Porém, estou tranqüilo, pois, sei que tudo tem sua hora certa para acontecer e que na hora certa proporcionei a mim a maior e melhor oportunidade para o desenvolvimento da minha carreira, estudar.


Espero ter ajudado, e aproveito para desejar a você boa sorte!

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anúncio